Balaio Cultural

APRESENTAÇÃO

O Centro Cultural Meninos de Alcantil e o Centro de Formação Artística de Boqueirão – CEFAR, dentro de sua programação cultural, realizam anualmente no segundo semestre, o evento BALAIO CULTURAL em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, SEBRAE, UEPB e Prefeituras Locais.

Com uma ampla programação, O BALAIO CULTURAL afirma o compromisso cultural de contribuir no fomento á reflexão de temas relevantes da arte contemporânea, além de estimular o diálogo entre artistas, pesquisadores e a sociedade, criando um fértil fórum de debates.

O objetivo do BALAIO CULTURAL é criar um ambiente propício para o fomento da produção local, territorial (Cariri/Agreste) e brasileira, aliado ao desejo de ver a arte como “o exercício experimental da liberdade”.

São proposições de ações focadas no processo artístico que possibilitem a interação entre artistas de outras regiões e a formação do artista local através de ações diretas e indiretas, colocando assim a produção local e territorial (cariri/agreste) em discussão, numa troca de experiência com os produtores e artistas visitantes.

O BALAIO CULTURAL se constitui em uma importante ação do Centro Cultural Meninos de Alcantil e do Centro de Formação Artística de Boqueirão para atualização do debate da criação do espaço necessário para deflagrar o potencial poético de cada subjetividade. Com ações deste porte, o Centro Cultural Meninos de Alcantil e o Centro de Formação Artística de Boqueirão se colocam com o desafio de atuarem para mudança efetiva da plena realização da arte que produzem na região do Cariri/Agreste e Estados do Brasil.

Para edição de 2013, o BALAIO CULTURAL será Itinerante percorrendo 4 (quatro) cidades da Paraíba (Alcantil, Boqueirão, Queimadas e Riacho de Santo Antônio) e contemplará uma serie de atividades nos diversos segmentos da dança, cultura popular, música, poesia, teatro, cinema, exposições, palestras, debates, cursos, oficinas, intercambio entre artistas e seminário avançado de arte e cultura.

 

METODOLOGIA

Seleção dos Grupos
Como premissa diante da proposta de apontar para a Diversidade Cultural, o projeto busca estimular a participação de trabalhos de diferentes locais, divulgando o edital de inscrição em vários sites de cultura. Esta é uma das formas que o projeto encontrou de democratizar o acesso de um público mais amplo a essa vertente da produção cultural paraibana e brasileira com pouco (ou nenhum) acesso à grande mídia.

Intercâmbio
A realização de oficinas nos dias de intercâmbio antecede ao show de encerramento, é aí que os grupos se conhecem, reconhecem e valorizam as suas diferenças e semelhanças. Todos se dedicam à produção compartilhada, renunciando à  apresentação individual de cada grupo para ser parte de um espetáculo único, de uma “colcha de retalhos” feita de música, circo, teatro e dança.

Show de Encerramento
O show, que é apresentado ao final do intercâmbio, compila o resultado desse rico processo de aprendizado. É uma grande festa que marca o encontro das diferentes comunidades que se transformam em um único centro de criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário